Sentido Obrigatório!
Ontem quando voltava para casa fui xingado por um motorista impaciente, FDP!! gritou ele, indignado com o que seria uma fechada de minha parte. Acontece que a sinalização em Florianópolis é, em muitos casos confusa. No caso, a interseção no acesso aos hospitais Infantil e Nereu Ramos com a rua Ruy Barbosa confunde os usuários que vem da Av. Beira-Mar com destino a Ruy Barbosa, fazendo a conversão à direita. Quando o motorista para no sinal, a sinalização informa com uma unica seta que pode ir em frente ou virar à direita, mas tem-se duas pistas e o motorista da esquerda naturalmente supõe que pode converter a direita. Isto, entretando não é o caso pois a sinalização por setas no pavimento indica o sentido obrigatório das duas pistas, seja, o lado direito é obrigado a entrar na Ruy Barbosa e o lado esquerdo a seguir em frente no sentido do Hospital. A grande maioria dos motoristas simplesmente não presta atenção nas setas no pavimento, ignorando que as mesmas podem indicar o sentido obrigatório.
Agora, quem renova a CNH tem que passar por um curso de atualização, acredito ser bom, no caso para lembrar aos motoristas que devem prestar mais atenção aos sinais na pista. Por outro lado, pergunto por que o conteúdo do curso não está impresso num folheto para quem quiser estuda-lo e simplesmente fazer o questionário? Se existir este impresso, e for possível simplesmente fazer um teste, desculpem minha falha, caso contrario temos mais um ponto a meditar sobre a maneira como nossos governantes nos impõem estas coisas (não existe uma alternativa 'de grátis´?).
Como até que a grande maioria dos motoristas vai levar algum tempo para respeitar as marcas na pista, mesmo com cursos de atualização e tudo mais sugiro aos responsáveis pelo transito de Florianópolis que evitem sinalizar de forma ambígua. No caso da interseção no acesso ao Hospital Infantil bastaria ter duas placas de sentido obrigatório, a da direita indicando o sentido da Ruy Barbosa e a da esquerda indicando que o sentido único é para o Hospital. Existem outros casos que vou mencionar em outros posts.
No comments:
Post a Comment